“Precisamos é de mais respeito…”

             Em declarações ao site oficial do Clube, o presidente do CD Cucujães, Filipe Soares, não poupou as palavras, referindo que o crescimento do Clube Desportivo de Cucujães não é mais acentuado, devido à falta de apoio de empresas e a falta de respeito pelo que o Clube passou ao longo da época desportiva. Nas suas palavras, o presidente transparece orgulho dos seus atletas, uma vez que os jogadores seniores de Hóquei em Patins não receberam nenhum salário fixo pelo seu empenho à causa e ao Clube. O presidente, também revelou em exclusivo que conta com o treinador Carlos Gonçalves para a próxima época, para a continuação do projeto iniciado na época de 2013/14.


CDC - O nosso Clube está em crescimento, e resultado disso foi o objetivo que foi atingido. Como presidente, o que tem a dizer sobre este feito?

Filipe Soares - O clube está em crescimento em virtude de um trabalho de grupo e programado. O Clube propôs metas que exige um trabalho serio, responsável, humilde e honesto. Quando se trabalha sem interesses pessoais ou segundas intenções os resultados aparecem. Acreditamos no poder do trabalho. Pomos os interesses do Clube em primeiro lugar. Foi com grande espirito de sacrifício e dedicação que conseguimos a manutenção na II Divisão de Hóquei em Patins, Campeões Nacionais e Vice Campeões Europeus em Patinagem Artística vertente Show e precisão em quarteto.
Tenho orgulho de todos que trabalham ao meu lado para o crescimento do clube. Como já tive oportunidade de referir temos condições para ser um grande Clube. Precisamos é de mais respeito, consideração e apoios.
  
CDC - Comparativamente a outras equipas, os nossos jogadores jogam por amor à camisola, sem receber um salário fixo. Que mensagem tem para dar a estes atletas que deram o que tinham e o que não tinham dentro de campo?

Filipe Soares - Não tenho dados suficientes para garantir que somos únicos no Hóquei em Patins em que os jogadores nada recebem. Mas se não somos únicos pertencemos a um grupo muito restrito. Pessoalmente não conheço nenhum e sei que muitos não acreditam, mas é verdade. Tendo cada um a sua personalidade têm dado exemplo e demonstrado que na sociedade atual de consumismo podemos ser felizes dando algo de nós sem contrapartidas financeiras. A felicidade não se conquista com dinheiro mas com amor e entrega de nós próprios a uma causa saudável, neste caso o desporto e o Clube Desportivo de Cucujães. Com as poucas condições que oferecemos lutaram contra tudo e todos e conseguiram um dos objetivos que o Clube traçou. Não tenho palavras para expressar o que me vai na alma. A minha maior tristeza é reconhecer que esta equipa merece muito mais e o Clube não poder dar. Faço votos para que este exemplo seja reconhecido e útil para outros Clubes, Associações e Federação Portuguesa de Patinagem. É com este exemplo que dignificamos o Hóquei em Patins. O meu muito OBRIGADO.
  
CDC - O crescimento do nosso clube, também se verifica na formação, onde já esta época, o Clube voltou a apostar na escola de formação. O que pensa e que mensagem transmite a todos os envolvidos nesta iniciativa?

Filipe Soares - Um clube desportivo que se preze tem de ter formação. Destruir um clube é fácil e rápido. Levantar um clube é difícil e é preciso tempo. Quando cheguei a este clube encontrei muitos problemas para resolver e muitas necessidades. Tivemos de estabelecer prioridades e não tivemos condições para dar a devida atenção á formação. A fase mais complicada julgo termos ultrapassado pelo que chegou o momento de dedicarmos e organizarmos a formação. No início da época tínhamos 3,4 atletas, na escola de formação atualmente temos cerca de 20. Uma das necessidades da escola de formação era falta de responsáveis, pois tínhamos apenas 2 para a escola, iniciados e juvenis. Entretanto surgiu pessoas com vontade para desenvolver a formação e com um trabalho articulado a escola está a aumentar. Uma palavra de agradecimento pela disponibilidade e trabalho desta equipa. Esta é mais uma das metas a que nos propomos e estamos a conseguir. 

CDC - Em que ponto da situação estão as renovações com o treinador e os jogadores? Poderá haver a entrada ou saída de jogadores?

Filipe Soares - Sou de opinião que se cremos um crescimento solido não é de bom timbre andar a trocar de treinador todos os anos. Julgo que ser conservador é o melhor caminho para obter bons resultados. Neste principio e porque estou satisfeito com o trabalho desenvolvido o treinador continuará connosco por mais uma época (se tivermos jogadores). Estamos em completa sintonia do que queremos. Quanto aos jogadores não sou eu que mando no mercado. Com toda a naturalidade poderá haver entradas e saídas. É muito complicado termos jogadores com as condições que oferecemos.

CDC - Dentro de poucos anos, poderá a equipa lançar-se na busca de um lugar no escalão principal do hóquei patinado?

Filipe Soares - Não tenho o poder de ver o futuro mas tenho consciência da realidade atual. Com os apoios que temos atualmente, não descer é quase milagre quanto mais pensar em subir. Quando surgir os apoios necessários lutaremos pela subida. Mas não é menos verdade que gostaria de ver o nosso clube no escalão principal. Temos de dar um passo de cada vez. Dentro das limitações que temos, trabalhamos para ter equipa e solidificar a II Divisão. 

Comentários