Patinagem Artística - Magia sobre rodas encheu o “Moulin Rouge” cucujanense

Pelo quinto ano consecutivo, a secção de Patinagem Artística do Clube Desportivo de Cucujães presenteou-nos com o seu festival da modalidade, este ano intitulado “Moulin Rouge” transportando-nos, o cenário, para a França do final do século XIX. Com a presença de mais de 300 atletas, oriundas de 14 clubes de 5 associações de patinagem, o pavilhão do CD Cucujães tornou-se pequeno para reunir tanto glamour e magia sobre rodas.

Antes do espetáculo propriamente dito, foi tempo dos habituais discursos de boas-vindas. O presidente do CD Cucujães, Armindo Brandão, em breves palavras destacou “o empenho e a dedicação de todos, atletas, treinadores, seccionistas e pais, que ao longo das últimas semanas, trabalharam para que este V Festival de Patinagem Artística fosse hoje apresentado”. Já o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Cucujães, sr. Simão Godinho, relevou os presentes que “há cinco anos eram só nove atletas, hoje são mais de 90 atletas, por isso dão os meus parabéns ao Clube e à secção. Isto é mais uma prova que Cucujães está virado para o desporto, onde os jovens ocupam os seus tempos livres com a atividade física”

O engenheiro Joaquim Jorge, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis começou o discurso dizendo que “saúda a anterior direção do CD Cucujães por ter apostado nesta modalidade, que não é uma das ditas ‘modalidades tradicionais’ como o futebol, o basquetebol, o hóquei em patins ou o atletismo. Dou ainda os parabéns à atual direção por continuar a apostar nesta modalidade, e assim se justificar o número atual de atletas no clube. São estas atividades que permitem ao CD Cucujães dignificar o nome da vila de Cucujães e o do município de Oliveira de Azeméis”. Já a vice presidente da AP Aveiro para a Patinagem Artística, Marta Batista, numa frase curta traduziu o seu sentimento inicial face ao festival, “dá arrepios ver uma plateia como a que está presente neste pavilhão, tornando-o pequeno para a dimensão deste espetáculo”, uma vez que mais uma vez o pavilhão do CD Cucujães encheu para assistir ao Festival de Patinagem Artística.

Ao som de “The show must go on” deu-se início do V Festival de Patinagem Artística com a apresentação dos mais de 90 atletas da secção do CD Cucujães, onde o cenário transportava os espectadores para França, com o tema do festival a ser “Moulin Rouge”, que ao longo de mais de três horas de performances presentearam o público presente em Cucujães, deixando os seus corações ao rubro.


No final do espetáculo, o treinador da secção Daniel Fonseca confessava-se “muito orgulhoso” e estava de “coração cheio e com o sentimento de dever cumprido”. O treinador que se inspirou no filme ‘Moulin Rouge’ que viu em criança, “vi o filme no cinema, na escola, com a minha professora de francês, e isso foi a minha inspiração”, agradece ao clube que “deu-nos as condições para que possamos ter uma escola excelente de patinagem artística” e expressa com um certo brilho nos olhos que “o amor vence tudo”. Esse amor que Daniel Fonseca levou depois desta noite é aquele que transmite nos seus ensinamentos, juntamente com a esposa Melany Costas, pois “não queremos só que os nossos atletas aprendam a patinar, mas queremos sobretudo que se apaixonem pela modalidade”. E o jovem treinador não se despediu sem deixar no ar a ideia que já está a pensar no VI Festival pois “para o ano haverá mais surpresas”.

Comentários