Hóquei em Patins - Vergonhoso ...

23ª Jornada - 2ª Divisão Nacional de Séniores Masculinos - Zona Norte
CD Cucujães 2 X Juventude Pacense 4
5 Inicial: José Martins (GR), Marcelo Santos, Duarte Resende, João Teles e Gabriel Teixeira
Jogaram Ainda: Tiago Oliveira, Miguel Oliveira e Pedro Costa
Golos: Duarte Resende e João Teles
Azul: Miguel Oliveira e Carlos Gonçalves (Treinador)
Vermelho: Miguel Oliveira

Os seniores do Clube Desportivo de Cucujães perderam diante de adversário difícil e com outros objetivo, por 4-2, onde os árbitros da partida (de Aveiro), voltaram a pecar, criando um ambiente de jogo, que nem eles conseguiram suportar.

Com o início da partida, o CD Cucujães entrou na partida na expectativa de ver o que o Juventude Pacense pudesse vir a fazer, e assim poder surpreender a equipa forasteira. Com este tipo de jogo resultou uma partida de grande equilíbrio, onde os grandes protagonistas foram os guarda-redes de ambas as equipas, José Martins, pela casa, e Jorge Mesquita, da equipa de Paços de Ferreira, que disputaram toda a tarde-noite, pela melhor defesa do encontro, que só contribuiu para um bom espetáculo. Quem seria mais feliz foi a equipa de Cucujães que após sucessivas tentativas, Duarte Resende, abriu o ativo, ao minuto 20, fruto de um remate rasteiro colocado, sem hipóteses para o guardião adversário. Dois minutos antes da buzina tocar para o intervalo, Tiago Oliveira teve a oportunidade de ampliar a vantagem, mas não consegui transpor o guarda-redes adversário, que defendeu a grande penalidade com as caneleiras. Chegava-se assim ao resultado, com o CD Cucujães a vencer por 1-0, resultado fruto da união e sacrifício dos jogadores para atingirem o objetivo da equipa: a manutenção. 

Os suspeitos ...
Vindo das cabines, o CD Cucujães sentiu que era possível vencer a partida, e com toda essa determinação a equipa visitada ampliou a vantagem (2-0) por João Teles, ao minuto 5. Mas dois minutos mais tarde, o Juventude Pacense haveria de reduzir por João Paulo Marques, após um perda de bola de Tiago Oliveira. E a partir deste momento, aparecia no jogo dois novos protagonistas, os árbitros, José Carlos La-Salette e Rui Azevedo, que haveriam de inventar faltas para o que o CD Cucujães chega-se rapidamente à 10ª falta de equipa, que o melhor marcador do campeonato, João Paulo Marques, agora com 52 golos, ultrapassara o guardião cucujanense e reestabelecera o empate (2-2). Ao minuto 15, nascera o caso que haveria de desestabilizar mais a equipa do CD Cucujães, quando Miguel Oliveira sofre uma falta dura à entrada da área adversária, o árbitro marca falta a favor do CD Cucujães, mas quando Miguel Oliveira levanta-se do solo, o árbitro mostra-lhe o cartão azul. Este momento desencadeou uma grande agitação nas bancadas do pavilhão, o que levou o árbitro José Carlos La-Salette a interromper a partida, quando falta 9 minutos para se jogar. Os árbitros recolheram ao balneário, vaiados, e minutos seguintes regressavam à quadra, agora de camisola vermelha em vez da inicial azul. 

A gota de água, passou-se quando o árbitro mostrou cartão vermelho ao Miguel Oliveira, quando este estava a menos de 10 segundos de cumprir o castigo do cartão azul e já estava a levantar para poder retomar a partida. Após uma grande confusão, mais uma, João Paulo Marques, com uma grande capacidade técnica, voltou a ultrapassar o guarda-redes José Martins, do respetivo livre direto, fazendo o terceiro para o Juventude Pacense e o terceiro na conta pessoal (2-3). Ainda com a expulsão do seu atleta, o treinador do CD Cucujães não consegui controlar a sua furiosa perante uma equipa de arbitragem de baixo nível, levando um cartão azul. A jogar com dois jogadores de campo, o CD Cucujães viu-se "pressionado" por uma equipa forte mais uma dupla de arbitragem que sentido oposto às normas do Hóquei em Patins, que só assinalava faltas contra a equipa da casa, que não se intimidou perante tanta incompetência e um público fantástico, que incentiva os jogadores pela busca da vitória. Ao detrimento da 15ª falta do CD Cucujães, João Paulo Marques fazia o "poker" de livre direto, ficando o resultado final em 2-4, a 2 minuto do apito final.

Para a história fica mais do mesmo, uma dupla de arbitragem que prejudica os atletas do CD Cucujães que treinam toda a semana, sem receber nada, para chegarem ao jogo e não lhos deixar praticar o Hóquei que "ensaiaram" durante a semana.  

Comentários