"Tudo isto gera maturidade"

O Clube Desportivo de Cucujães esteve à conversa com o jogador, número 7 dos seniores de Hóquei em Patins do Clube Desportivo de Cucujães, que nos falou um pouco sobre o passado, presente e futuro seu e da equipa, que atualmente, milita na 2ª Divisão Nacional, que segundo Duarte Resende, “é uma realidade diferente”.
Boletim CDC - A época passada foi fantástica, CD Cucujães conseguiu subir à II divisão nacional, num ano em que comemorava 50 anos de existência. Fale-nos um pouco de tudo o que se passou na época anterior.
Duarte Resende - Quando aceitei o convite do CDC, em dezembro da época de 2011/2012, foi com a motivação de ajudar no objetivo da subida. O CDC

foi um clube, que já me tinha dado uma oportunidade de representação na minha primeira época como sénior, sendo na altura uma equipa respeitada na II Divisão Nacional. Como tal foi de todo o meu agrado abraçar o projeto de voltar a ter o clube nesse patamar. A equipa iniciou a época de 2012/2013, com essa mentalidade sedimentada, sabendo que não iria ser um objetivo fácil, pois era um campeonato curto, onde a margem de erro seria mínima, para as equipas que queriam subir. Passamos por alguns maus momentos, principalmente uma série de três derrotas seguidas, mas foi compensado, pelo trabalho diário da equipa. É de salientar o empenho, a amizade e o espirito de grupo dentro e fora do campo, que em muitos momentos superou a tática. Todos os jogadores, mesmo os menos utilizados, souberam e conseguiram aparecer no momento certo para colaborar na vitória.
Boletim CDC - Esta época não está a correr do melhor, o que pensa das mudanças ocorridas esta época na estrutura? Houve melhorias ou pelo contrário?
Duarte Resende - Estas dificuldades eram esperadas. Um factor que penso afetar a maior parte das equipas que sobem da III divisão é o campeonato ser curto. As equipas ficam sem competir largos meses, comparativamente às equipas da II divisão. Apesar das Associações terem realizado torneios para evitar esta paragem tão longa, não é a mesma coisa. Além de sabemos que a maior parte das equipas ainda não encontrou a melhor forma, o que acontece com a nossa equipa é muito fruto dessa paragem. Independentemente disso tivemos jogos em que saímos derrotados, mas com a certeza que poderíamos jogar melhor hóquei e discutir a vitória. Importante é percebermos os erros cometidos, encontrar formas de os colmatar, e dia a dia sem descurar, trabalhar olhando o objectivo que temos em comum. A manutenção. Estou tranquilo porque, vejo um clube com um presidente e uma direção que com esforço, nos tem dado todas as condições para jogar. Um treinador com princípios de treino e jogo, que tem os jogadores do seu lado. Uma equipa dedicada, que trabalha diariamente para melhorar, em que todos os jogadores são importantes, se tentam superar e têm dado o seu contributo. Um pavilhão sempre com uma moldura humana invejável no hóquei e a Frente Armada (claque) como 6º jogador de campo, que nos motivam e ajudam a acreditar sempre na vitória. Por isso as mudanças na estrutura são positivas.
Boletim CDC - A II Divisão é uma realidade bem diferente da vivida na época passada. Que objetivos tem traçados pessoalmente e para a equipa para a época 2013/2014?
Duarte Resende - Desde logo a equipa foi alertada para a realidade da segunda divisão. É um campeonato longo, competitivo, onde apesar de haver sempre os candidatos à subida e à descida, qualquer equipa perde com qualquer equipa. A maior parte das equipas têm bons planteis, o que faz com que todos os embates sejam renhidos. Não há jogos fáceis. Sempre encarei o desporto com seriedade. Até porque pelo tempo que lhe dedico, tendo em conta a minha profissão não faria sentido de outra forma. O meu objetivo é o mesmo da equipa. conseguir a manutenção e sedimentar princípios, que sejam importantes para o futuro. Temos uma equipa jovem com potencial de evolução. No desporto temos alegrias e desilusões e até ao momento temos que saber encontrar motivação apesar das derrotas. Tudo isto gera maturidade, resta-nos continuar a trabalhar, acreditar no objetivo e jogar para ele.

Comentários